Ouro! Ouro! É tesouro guardado a sete chaves numa ilha deserta no centro de um oceano desconhecido chamado coração. muitas pedras preciosas… E zuêra de forró! A memória é sempre um tesouro intocável, inescrutável. A memória é um forrobodó de muito brilho, é uma arca da aliança ente as paixões e as forças da natureza.

Alceu Valença é, para uma boa parte de diversas gerações, um desses tesouros cravejados de brilhantes e zuêra, muita zuêra de forró! Alceu Valença e a sua capacidade de dizer coisas simples levaram-me à casa da música do Porto, na esperança de cavar esses muitos tesouros memoriais!

16652008_10154969221402365_959464754_n

foto por: Nelson Rodrigues

Alceu da presença mais que lunar, de lua que ilumina caminhos nas noites quentes do sertão. Alceu do movimento solar, que enche de luz e cor o monocromático serrado. Alceu que canta, Assum-preto ou Sabiá, as modas que se entesouram nas minhas memórias.

Alceu deu-me prazer de saborear a sua vitalidade e imorredoura força motriz, uma força que ganhou mil asas e Alceu, quer dizer… Alçou voo nos espaços do espectáculo e puxou gentes, com suas garras, para o voo da felicidade, para o voo da liberdade e da emoção clara e brilhante… O voo que é de todos e fez todos dançarem com os pés que convidavam para a festa popular.

A festa das memórias, a festa de todos (For All!), um FORRÓ incontido de fuzuê; Uma delícia de beijo travoso! Ateu cheiro nos lençóis! Como se toda a plateia fosse uma onça pintada e um cachorro vadio que se amam na praça, em plena praça pública. Corpos em movimento lindos de ver e viver, numa eterna zuêra. Zuêra boa de forró.

Lindo, grande e inesquecível… a sete chaves na arca da memórias preciosas. Tesouro de amor e tempo!

16651585_10154969221287365_992488671_n

foto por: Nelson Rodrigues

foto de capa por: Nelson Rodrigues

Comentários



PAR

Sou muitos por cento H2O o que quer dizer que fervo a 100 e congelo a zero... tenho muito para dizer mas só digo quando quero.

Publicação Anterior

Fogo Fogo @ Plano B

Proxima Publicação

Galeria Zé dos Bois: Muitos motivos de interesse em cartaz