DORMIR NO THEATRO CIRCO, ASSISTIR À PEÇA DE TEATRO “PINÓQUIO” OU PARTICIPAR EM VISITAS LÚDICAS SÃO ALGUMAS DAS PROPOSTAS DE UMA SEMANA DEDICADA AOS MAIS PEQUENOS.
ae46218a-1627-4820-96fe-829893e255e4Em contexto de celebração do Dia da Criança (1 de junho), o Theatro Circo dedica uma semana de programação e actividades aos mais novos.
A peça de teatro “Pinóquio”, pelo Teatro do Noroeste, visitas guiadas de carácter lúdico ou a experiência de passar uma noite no Theatro são algumas das actividades da Semana da Criança que o Theatro Circo promove entre 31 de maio e 5 de junho e que, este ano, se distingue pela vertente inclusiva que se vai traduzir em acções adaptadas com e para crianças integradas na comunidade Surda.
Nos dias 31 de maio (15h00) e 1 e 2 de junho (11h00 e 15h00), a abrir a Semana da Criança, o Teatro do Noroeste– Centro Dramático de Viana traz para o palco da Sala Principal as aventuras e desventuras de “Pinóquio”, o menino a quem o nariz cresce quando diz mentiras. A peça que conta com texto e encenação de Fernando Gomes tem uma forte componente musical e humorística e permite inúmeras leituras por públicos de diferentes idades.
No entanto, nesta primeira Semana da Criança, os mais pequenos vão ser desafiados a ir além das cadeiras da plateia e a criar as suas próprias aventuras no palco gigante que é todo o Theatro Circo à sua disposição. A primeira “aventura” está marcada para as manhãs e tardes (11h00 e 15h00) dos dias 3 e 4 de junho e convida os mais pequenos a “Descobrir o Theatro”. Desenvolvidas a partir do livro infantil “O Theatro ainda leva “H”, durante estas visitas especialmente pensadas para os mais novos, os participantes vão poder conhecer o Theatro Circo de forma lúdica e divertir-se com as atividades e personagens que vão saltar do livro para a realidade.
Porque a Semana é da Criança, no dia 3 (a partir das 20h30) a diversão vai prolongar-se além do pôr do sol. Convidando o público infantil a descobrir como é o Theatro Circo quando as luzes se apagam e artistas e público vão embora, a iniciativa “Dormir é um espectáculo” desafia crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos a passar uma noite no Theatro Circo e a descobrir como é ter esta casa de espectáculos só para si.
Ao longo da semana, a componente musical não vai faltar e será assegurada pelos alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga que se vão apresentar no Concerto de Música de Câmara (2, 19h00, Salão Nobre) e em mais um “Sons dos Conservatório” (5, 11h00, Sala Principal).

COMUNIDADE SURDA EM DESTAQUE NAS ACÇÕES DA SEMANA DA CRIANÇA:unnamed (1)O Theatro Circo tem vindo a oferecer, desde 2014, a possibilidade de assistir a alguns espectáculos de teatro com a opção de tradução simultânea para Língua Gestual Portuguesa (LGP).
Mas, nesta Semana da Criança, o Theatro Circo foi mais longe na sua vontade de ser um teatro acessível a todos e de promover a participação de pessoas Surdas em atividades culturais e encontrou no Agrupamento de Escolas D. Maria II um cúmplice de preocupações e ambições.
Neste sentido, para além da tradução para Língua Gestual Portuguesa da sessão da tarde do dia 2 da peça “Pinóquio”, o Theatro Circo convidou os alunos Surdos que frequentam a Educação Bilingue do Agrupamento de Escolas D. Maria II a abrir esta sessão com a apresentação ao público escolar de uma breve dramatização que será simultaneamente traduzida para português e de uma música em LGP.
«Esta iniciativa é extremamente relevante pois permite que se faça uma sensibilização em duas direcções: mostra-se o potencial criativo e cultural da comunidade Surda e alerta-se a comunidade alargada (ouvinte) para a existência de crianças e jovens que comunicam noutra língua mas que, desde que asseguradas as acessibilidades, pode participar e fruir da cultura que é de e para todos, deslocando o foco do défice para o do potencial», reflecte Luísa Campos, coordenadora do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas D. Maria II, que destaca ainda o potencial desta acção no que respeita à sensibilização precoce para a Surdez e consequente facilitação da aceitação da diversidade.
Ainda na tarde do dia 2, também a história do Theatro Circo vai renascer em forma de gestos ao longo de uma visita guiada especialmente projectada para estes alunos.

*Ingressos para a peça “Pinóquio”, a 5 euros, disponíveis em www.theatrocirco.bol.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.

*Inscrições para as ações “Dormir é um espetáculo” e “Descobrir o Theatro” na bilheteira do Theatro Circo

Comentários



Miguel Sousa

Responsável pela agenda Irreversível.

Publicação Anterior

Tindersticks, Jay-Jay Johanson, The Legendary Tigerman e The Greg Foat Group no Curtas Vila do Conde

Proxima Publicação

Novas confirmações IMF 2016