Senti fome e fui até à estante… pus Boulez para tocar!


É a fome, meus senhores, a fome é que nos faz sobreviver, a fome é que nos lembra que precisamos comer,.. e ouvir, e ver e sentir, é a fome que nos faz amealhar memórias. A fome é que nos faz sentir a ausência da Amy, do Bowie ou do Prince, por cantarem  a nossa fome e nós mastigamos, devoramos, deglutimos os seus sons, os sons que fazem as rolas quando arrulham e nós como absolutos principiantes voltamos ao negro, com ouvidos famintos.

pauloramosartistadesenhistapoetafotografo

pauloramosartistadesenhistapoetafotografo

A fome não se aplaca com coisinhas, a fome não se contenta com aperitivos.  A fome necessita de refeições completas como as que nos servia o Ettore Scola. A fome rói os nossos ossos, chupa-lhes o tutano e nós ficamos felizes por poder dar-lhe de comer numa Rapsódia Boémia. É a fome, meus senhores, a fome (Essa grande filha da puta!) que me põe a olhar para Bosch, Dali ou da Vinci… a fome faz-me comer maçãs e ler tudo que cai à minha frente. As letras, os tremoços e os tremores. É a fome que Espanca Pessoa e Carneiro!

foto: pauloramosartistadesenhistapoetafotografo

foto: pauloramosartistadesenhistapoetafotografo

É a fome, meus senhores, essa caveira com todos os seus dentes à mostra e à nossa frente que me faz entrar numa sala de aula e contar a História (Não ensiná-la, ensinar deixou de ser possível desde que as pessoas perderam a fome de aprender!) e querer que seja uma forma de saciar a fome. É a fome que me leva à urna de votos e me faz sempre tentar mudar o rumo, a rota de colisão e o desastre eminente.

Imagem: pauloramosartistadesenhistapoetafotografo

Imagem: pauloramosartistadesenhistapoetafotografo

É a fome, meus senhores, que me faz agarrar num papel deserto e enchê-lo de coisas que possam vir a ser a satisfação de outras fomes.

Senti fome! Fui até ao frigorífico e tirei um Shakespeare e um Saramago!

P.S. – Pierre Boulez faleceu a 5 de janeiro de 2016, Amy Winehouse faleceu a 23 de julho de 2011, David Bowie faleceu a 10 de janeiro de 2016, Prince faleceu a 21 de abril de 2016, Ettore Scola faleceu a 19 de janeiro de 2016, Freddie Mercury faleceu a 24 de novembro de 1991, Hieronymus Bosch faleceu a 9 de agosto de 1516, Salvador Dali faleceu a 23 de janeiro de 1989, Leonardo da Vinci faleceu a 2 de maio de 1519, William Shakespeare faleceu a 3 de maio 1616, José Saramago faleceu a 18 de junho de 2010, Florbela Espanca faleceu a 8 de dezembro de 1930, Fernando Pessoa faleceu a 30 novembro de 1935 e Mário de Sá-Carneiro faleceu a 26 de abril de 1916… deixaram a irreversível fome, os olhos molhados e as bocas abertas!

foto: pauloramosartistadesenhistapoetafotografo

foto: pauloramosartistadesenhistapoetafotografo

Comentários



PAR

Sou muitos por cento H2O o que quer dizer que fervo a 100 e congelo a zero... tenho muito para dizer mas só digo quando quero.

Publicação Anterior

MÃO MORTA & REMIX ENSEMBLE - O Tempo Não Espera - Concerto @ Theatro Circo

Proxima Publicação

Lirismos Melancólicos