Neil Harbisson nasceu em Londres, em 1982, com Acromatopsia, a incapacidade de ver cores. Segundo o próprio: “Para mim, o céu é sempre cinza, as flores são sempre cinza, e a televisão é preta e branca.”
Em 2001 começou a subir a árvores para impedir que fossem cortadas. Em 2002 começou a tornar-se num cyborg.
O processo de transformação iniciou-se com o implante de um chip, e terminou com um olho electrónico externo acoplado ao seu cérebro.

foto: facebook oficial Neil Harbisson

foto: facebook oficial Neil Harbisson

eyeborg é uma espécie de antena com uma câmara de filmar que capta as frequências da cor e transforma-as em vibrações sonoras que são enviadas para o cérebro.
Sci-Fi? Nem por isso. O sistema é funcional desde 2002 e em 2010 Neil Harbisson fundou a Fundação Cyborg para juntar e defender os direitos de todos os humanos com sistemas de auxilio aos sentidos, de todos os Cyborgs.


Mas já existe o próximo passo, ainda mais Sci-Fi, em declarações à imprensa a Fundação Cyborg  anunciou novas evoluções no eyeborg , ao nível das redes wi-fi, e anunciou aquilo que já era mais ou menos esperado: “Potencialmente significa que também podem comunicar com outras pessoas que têm o implante (diferentemente das tradicionais formas de comunicação)”, e Neil afirma: “é a apresentação de uma nova parte do corpo que nos permitirá ampliar os nossos sentidos de maneiras inimagináveis”.

foto: Neil Harbisson  facebook page

foto: Neil & Paul Riba – Neil Harbisson facebook page

Neil Harbisson não se fica por aqui,  ele estudou música e dança desde muito jovem, tendo começado a compor para piano desde os 11 anos de idade, e está actualmente a criar juntamente com outros cyborgs o primeiro Coro da Cor, usando as frequências e transformando-as em notas musicais, pretende “dar música à cor”, sendo ele o maestro enviando as cores pretendidas através de tablets para cada elemento do Coro da Cor.

 

Neil e Bono Vox foto: facebook oficial de Neil Harbisson

Neil e Bono Vox
foto: facebook oficial de Neil Harbisson

Vencedor em 2014 do prémio internacional por contribuição no campo das artes pela University Philosophical Society, Neil Harbisson é actualmente a rock star entre cyborgs.

Facebook oficial: Neil Harbisson

 

Comentários



Dinis Leão

Autodidacta e coleccionador de informações consideradas por muitos como banais e/ou supérfluas.

Publicação Anterior

Gato de Schrödinger

Proxima Publicação

O avião Solar Impulse 2 está no ar com energia solar