Foto: Green Savers

Foto: Green Savers

O Centro Hospitalar do Conde de Ferreira, no Porto, inaugura hoje a maior horta social da Europa, que fará parte do Parque José Avides Moreira – são três hectares que incluem ainda jardins, um pomar, estufas, viveiros, um parque infantil e outro de merendas.

O projecto foi lançado pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, em parceria com a Lipor, e tem finalidades terapêuticas, pedagógicas e sociais, avança o Jornal de Notícias.

Dos 230 talhões de agricultura biológica disponíveis, 50 já foram atribuídos, a um preço anual de €50 mais IVA. O interesse, na verdade, superou todas as expectativas: mais de 3.000 cidadãos inscreveram-se para gerir as hortas.

Todos os contemplados com os talhões têm de cumprir uma formação de 12 horas sobre agricultura biológica e haverá um código de regras a seguir – se o talhão for deixado ao abandono, o seu arrendatário perde o direito a ele.

Além da horta, haverá viveiros e espaços para citrinos, pequenos frutos e plantas aromáticas e medicinais. Finalmente, haverá ainda um Passeio das Camélias, que pretende incluir as 38 espécies de camélias portuenses – já tem 24.

Para já, o parque apenas está aberto para os proprietários dos talhões. No entanto, a Santa Casa não afasta a possibilidade de o abrir permanentemente à população. O que irá acontecer este sábado, das 10h ás 17h, com actividades para adultos e crianças, promoção do contacto com utentes do hospital e visitantes.

Fonte: Green Savers

Comentários



Pedro Protest

Apaixonado pelas artes, auto-didacta, simples e curioso. A música e o grafismo é por onde a sua mente se protesta mais.

Publicação Anterior

Um Projecto Irreversível para as crianças (1)

Proxima Publicação

O teu website esta preparado para bêbados?