Jonathon Keats

Jonathon Keats

O artista Jonathon Keats quer realizar um projecto que ele não irá ver concluído. Nem os seus filhos. Nem os seus netos.

Trata-se do projeto millenium, que irá fazer uma fotografia com exposição de mil anos. Ou seja, durante um milénio, esta câmara irá captar/registar a cidade de Temple, no Arizona. E o resultado será revelado em 3015.

O projecto foi desenvolvido pelo Museu de Arte da Universidade Estadual do Arizona. A câmara será instalada por lá, voltada para a cidade, com o objetivo de capturar as mudanças da civilização durante esse longo período.

“Por exemplo, casas velhas que são deitadas abaixo depois de alguns séculos, só vão aparecer vagamente, como se fossem fantasmas a assombrar os arranha-céus que as substituíram.” – Keats

A câmara é feita de metal sólido e usa tinta a óleo em vez de filme. Existe uma placa de ouro na frente da câmara que possui uma minúscula abertura e, durante mil anos, a luz que passar por lá vai fazer a tinta desbotar em lugares nas quais a luz for mais intensa, criando uma imagem.

Como exemplo, esta é uma fotografia de Michael Wesely com um ano de exposição tirada a um escritório que durou dia 29 de Julho 1996 e 29 Julho 1997.

Michael Wesely 29 Julho 1996 – 29 Julho 1997 Escritório de Helmut Friedel

 

 

 

Comentários



Pedro Protest

Apaixonado pelas artes, auto-didacta, simples e curioso. A música e o grafismo é por onde a sua mente se protesta mais.

Publicação Anterior

Asphyxia: Movimentos "humanóides" como nunca os viste

Proxima Publicação

Redes Sociais