Sumário iRREV3RSÍVEL:
NB: Cocaína, haxixe e erva não se pode.  Ecstasy, ketamina e metanfetamina é tudo à bruta até quinta-feira.

A noticia:
“A Irlanda legalizou acidentalmente o ecstasy, a metanfetamina, a ketamina e uma série de outras drogas – pelo menos por 1 dia.
A legalização ocorreu nesta terça-feira, quando um tribunal de instância superior declarou inconstitucional o Acto contra o Abuso de Drogas de 1977, que proibia a posse e a venda de substâncias psicoativas mais recentes. O argumento levado em consideração pelo tribunal foi de que as duas Casas do Parlamento irlandês não tinhamconcordado com as mudanças na lei. Esse vazio legal fez com que a posse de cerca de cem drogas deixasse de ser proibida no país, impedindo que pessoas sejam presas se forem apanhadas em flagrante com essas substâncias.

A mudança não alterou as regras quanto à posse e venda de drogas mais antigas, como heroína, haxixe e cocaína. E, mesmo no caso das drogas mais novas, o comércio delas continua ilegal. Apenas a posse foi descriminalizada, pelo menos temporariamente.

foto: The Guardian

foto: The Guardian

O Ministério da Saúde Irlandês enviou uma nova lei que fecha o vazio legal, para ser apreciada com carácter de urgência pelo Parlamento, ainda na noite desta terça-feira.
“É importante, de um ponto de vista de saúde pública e criminal, que esta lei seja aprovada”, disse um porta-voz do governo.
Mas, como um artigo da lei Irlandesa prevê que uma nova legislação só tenha validade no dia seguinte após ser aprovada, esta apenas passa vigorar a partir da primeira hora de quinta-feira.
O ministro da Saúde, Leo Varadkar, advertiu que pessoas as pessoas tentadas a tirar partido da descriminalização temporária devem considerar os efeitos à saúde: “(As drogas) trazem riscos significativos, que superam qualquer benefício recreativo.” afirmou.”

Retirado integralmente do site oficial da BBC.

Comentários



Miguel Sousa

Responsável pela agenda Irreversível.

Publicação Anterior

Dia Mundial do Telefone

Proxima Publicação

Eclipse Solar - 20 Março 2015